segunda-feira, 5 de abril de 2010

UMA MEMÓRIA VIVA!




Este é o 1º registro da obra musical do Sr Antônio Pedro da Silva, que aos 68 anos de idade tem agora a oportunidade de apresentá-la para a humanidade. Após 2 anos de pesquisa, apresentamos este documento sonoro histórico que procura retratar e reviver o panorama da música de raiz dos seringais do interior das florestas do estado do Acre, mais precisamente as regiões do alto Envira e rio Purús, abrangendo os municípios de Feijó, Manuel Urbano, Sena Madureira e Boca do Acre.

Foram recuperados instrumentos como os tamborins, recos, trumpeh e o modo de afinação do violão de Antonio Pedro ( afinação chamada de “sutenida, em que a corda Sol é substituída por uma Mi aguda). É uma linguagem formada por vozes divididas e bem definidas nas percussões, harmonias vocais, ritmos de violão, cadências harmônicas, introduções e finalizações instrumentais, choros para violões e sanfona de 8 baixos. Parte desta cultura se encontra praticamente extinta ou ainda resguardada com algumas pessoas remanescentes, como o Sr Antônio Pedro e seus contemporâneos que ainda estejam vivos.
Este trabalho só foi possível através deste homem que vive e guarda em sua memória a linguagem cultural de uma época dentro de um cancioneiro que apresenta a biodiversidade natural com suas aplicações medicinais e mitológicas integradas no viver dos povos da floresta.

Mesmo numa época conturbada de exploração e ocupação, em certo tempo e espaço os povos da floresta conviveram, se miscigenaram, trocaram e transmitiram conhecimentos nativos pertinentes ao viver na floresta. Ainda existem muitos mananciais da cultura popular necessitando de trabalho de pesquisa, registro, valorização e transmissão para as próximas gerações. Um povo que não valoriza sua identidade sobrevive à mercê de explorações de toda ordem, pois perde as estruturas morais e sociais que foram equilibradas através dos tempos e do ambiente em que vive.



UMA MEMÓRIA VIVA!